domingo, 28 de agosto de 2011

David LaChappelle


A carreira de David LaCapelle começou nos anos de 1980 nas galerias de Nova York. Após se formar na Escola de Artes da Carolina do Norte, ele se mudou para Nova York onde iniciou na “Art Students League” e  “the School of Visual Arts”. Com exposições na Galeria 303, Trabia McAffe e outros, seu trabalho foi reconhecido pelo seu herói Andy Warhol e os editores da Revista Interview, que lhe ofereceu seu primeiro trabalho professional como fotógrafo.

  

 


Trabalhando na revista Interview, LaChapelle logo começou a fotografar os rostos mais famosos do seu tempo. Em pouco tempo ele estava fotografando para editoriais top de publicações importantes do mundo, e criando as campanhas mais memoraveis de sua geração. Suas imagens impressionantes têm aparecido em publicações como Vogue Italia, Vogue Francesa, Vanity Fair, GQ, Rolling Stone e I-D. Nos seus 21 anos de carreira ele fotografou personalidades como Tupac Shakur, Madonna, Eminem, Lance Armstrong, Pamela Anderson, Uma Thurman, Elizabeth Taylor, David Beckham, entre outros.
  





Depois de se estabelecer como fotógrafo passou a dirigir videos musicais, e eventos teatrais ao vivo, e documentarios. Seus créditos como director de videoclips incluem Christina Aguilera, Moby, Jennifer Lopez, Britney Spears, The Vines e No Doubt.  No campo do documentário ele dirigiu um curta chamado Krumped, vencedor do Sundance Festival, depois ele lançou RIZE, que foi adquirido para distribuição em todo o mundo pela Lion`s Gate Films. O filme foi lançado nos Estados Unidos e internacionalmente no verão americado de 2005 com uma enorme aclamação da critica, e foi escolhido para abrir o Tribeca Fil Festival de Nova York em 2005.





 

Sua habilidade para criar cenários de extrema realidade usando cores ricas e vibrantes fez seu trabalho ser instantaneamente reconhecido e algumas vezes imitado. Ele continua sendo inspirado pela história da arte e pela cultura de rua,  e pela Selva Hawaiana onde ele vive, criando assim uma face da cultura pop atual. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário