sábado, 7 de maio de 2011

CORINNE DAY

Corinne Day nasceu em 1965 era uma fotógrafa britânica sobre a qual a influência sobre o estilo e percepção da fotografia nos anos de 1990 foram imensos. Fotógrafa autodidata, Day trouxe um visual mais pesado e afiado à moda, trazendo para esse universo elementos de sua vida pessoal.





Day é conhecida por ter um relacionamento longo e duradouro com suas assistentes (a mais famosa é Kate Moss), que resultou em retratos francos e íntimos. O mais notável deles foi os de Kate Moss no Editorial Terceiro Verão do Amor (3rd Summer Of Love editorial) para a revista THE FACE em 1990. Day criou uma abordagem ilustrativa com o estilo de vida das revistas de 1990, se tornou conhecida pela imagem “grunge”que cresceu como um estilo internacional. 





Em 1993, Day fotografou Kate Moss em seu próprio apartamento para a Vogue Britânica. No contexto de uma revista de moda as fotos tinha um estética de parecer um documentário sobre elas e quando publicado causou um certo frisson de desconforto aos leitores.





Nos sete anos seguintes Day gastou muito do seu tempo particular tirando fotografias para seu primeiro livro, chamado Diary, um intenso registro visual de sua vida e seus amigos. As imagens se tornam por vezes sombrias e dispersas mas também ternas e poéticas, uma cronica honesta dos jovens dos anos de 1990.





Corinne Day continuou a fotografar para revistas de moda. Ela trabalhava regularmente para as Vogues Britânica, Italiana e Japonesa. O trabalho de Day foi exibido no Nationat Portrait Gallery, Victoria & Albert Museum, Tate Modern, Saatchi Gallery, The Science Museum, The Design Museum, Photographers Gallery, Gimpel Fils London e foi incluída na exposição de The Andy Warhol no Whitney Museum em Nova York.





Day foi “responsavel” pelo fenômeno Kate Moss, bem como uma das pessoas por trás do Visual Heroin Chic na moda mundial.





Corinne Day morreu em 28 de Agosto de 2010, com 45 anos em decorrência de um Tumor Cerebral. Day foi diagnósticada com o tumor em Agosto de 2009, mas em Fevereiro do ano seguinte ela se encontrava em um estado gravíssimo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário