sexta-feira, 15 de abril de 2011

50 PHOTO ICON : STORY BEHIND THE PICTURES

Este ano a Taschen ira lançar o Livro "50 Photo Icon : A História por trás das Fotos", enquanto o livro não saí, vou tentar aqui a minha prévia do livro com as fotos  e as informações que consegui dessas imagens, para começar:

MIGRANT MOTHER de DOROTHEA LANGE

O retrato mostra Florence Thompson com alguns de seus filhos na foto conhecida como “Mãe Imigrante”, na Livraria do Congresso dos Estados Unidos a foto leva a seguinte descrição:
“Desamparada colhedora de ervilhas na California. Mãe de sete filhos. Idade trinta e dois. Nipomo, California”.
Na década de 1930, a Farm Security Administration (FSA), contratou diversos fotografos para registrarem os efeitos da Grande Depressão na população da América do Norte, dessa época é a foto de Dorothea Lange, o retrato de uma trabalhadora que migrou para a California com seus filhos. “Migrant Mother” já apareceu em mais de dez mil publicações e faz parte do livro da Taschen, 50 Photo Icons e as historias por detrás delas ( a ser lançado em 2011).
Porém no Livro Fotographing Farmworkers na California (2004) de Richard Steven Street, alguns estudiosos  afirmam que as descrições de Lange para a foto são um tanto vaga e inexata, e que Thompson não era uma Camponesa e sim uma imigrante das áreas que sofriam com tempestades de poeira (“Dust Bowl”). Porém esse fato é irrevelante, a foto mostra de fato a dor e a pobreza em que viviam grande parcela dos Estados Unidos naquela época.
A criança ao lado direito de Thompson, é sua filha Katherine, que anos depois, em 2008 disse em uma entrevista que a fama da foto fez sua família sentir vergonha da própria pobreza.

DOROTHEA LANGE
Dorothea Lange Nutzhorn nasceu em Hoboken, Nova Jersey em 25 de maio de 1895. Tirou seu segundo nome (Margarette) e adotou o nome de solteira da mãe, Lange. 

Em 1902, com a idade de 7 anos, teve poliomelite, como era comum na época as crianças recebiam o tratamento tardiamente o que lhes causava problemas na formação das pernas e pés, o que a impediria de seguir uma carreira próspera.

Estudou  fotografia em Nova York, como aluna de Clarence H. White, e participou como aprendiz em numerosos estudios de fotografias como do célebre Arnold Genthe. 

Em 1918 se mudou para São Francisco e onde abriu seu próprio estudio com um certo êxito. Viveu em Berkeley pelo resto de sua vida. 

Em 1920 se casou com um notavel pintor Maynard Dixon com quem teve 2 filhos, Daniel, nascido em 1925 e John, nascido em 1928.

Com o Começo da Grande depressão, Lange tornou as lentes de sua camera para as ruas. Os estudios sem trabalhos e sem pessoas para fotografarem logo levaram os fotografos locais a serem contratados pela Administração Federal, posteriormente chamada de “Administração da Seguridade Agrária”(Farm Security Administration). 

Em Dezembro de 1935 se divorciou de Dixon e se casou com o Economista Agrário Paul Schuster Taylor, professor de economia da Universidade da California. Taylor ensina a Lange sobre todos os problemas sociais e economicos e juntos fazem um documnetario sobre a pobreza rural e a exploração dos camponeses e trabalhadores rurais pelos seis anos seguintes, Taylor fazia as entrevistas e Lange as fotos.



Dorothea Lange morreu em 11 de Outubro de 1965.


ENTREVISTA COM KATHERINE (Filha da "Imigrant Mother")

Em caso de alguma informação errada por favor entre em contato deixando um comentário no post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário